quarta-feira, 8 de maio de 2013

Até que Ponto é Ideal o Uso do 

Notebook em Sala de Aula?





  • Em 08/02/2013 foi publicado  em Educação e Tecnologia, o benefício gerado a partir do uso dos computadores em sala de aula, o experimento nas disciplinas de Matemática e Física produziu um resultado tão perfeito que, em São Paulo, já foi ampliado para Língua Portuguesa Brasileira, Filosofia e Química.  
  • A partir dessas experiências pode-se consagrar a mudança que a muito tempo se fazia necessária para que os alunos pudessem se interessar mais na aprendizagem. Pois, o que ao longo dos anos trazia muita dificuldade, tanto ao educador quanto ao estudante, como prática no desenvolvimento da teoria, hoje foi consagrado como que resolvido, uma vez que muitas práticas podem ser visualizadas através do campo virtual, em tempo real em consonância com a teoria aplicada.
  • E assim, neste caminho, o aluno é levado a muitos desafios que o fazem refletir na importância em aprender através da busca constante entre as aulas e as ferramentas que a informática e a internet pode oferecer. Com isso, a possibilidade do desenvolvimento no raciocínio das tarefas torna-se mais prazeroso e mais acelerado.





  • No site da Educação Pública encontram-se algumas opiniões que embasam a necessidade da inserção tecnológica nas aulas:
"Vejo esta distribuição de Laptop como um benefício não só para os professores, mas também para os alunos, pois além de tornar a aula num momento informatizado, dá possibilidades aos professores de ensino estarem se capacitando para melhor atender aqueles que tanto necessitam de seus conhecimentos."
Luciane Santiago, 05/08/2010

"Com certeza que aumenta a eficiência pedagógica. Pois pode contribuir para pesquisas diversas em suas disciplinas. Gostaria muito de poder receber um Notebook, pois irá me auxiliar em muitas pesquisas para o desenvolvimento dos educandos.
Flávia Helena Neves Monteiro Baumgratz, 26/08/2009

"Sem dúvida, foi um passo importante para uma boa atuação pedagógica. Estimula, e me fez mais interessada em elaborar e inovar boas aulas."
Sonia Maria da Silva Ramos, 21/08/2009

"Aumenta a eficiência, sim, se o usarmos com fins de aprimoramento buscando leituras, cursos de aperfeiçoamento e grupos de estudos que existem na rede. E, na prática, os recursos em sala de aula aumentam consideravelmente.
Mas vejo, como o principal ganho nesta distribuição, a possibilidade de compartilhar ideias, sugestões de atividade e materiais de estudo com os outros educadores.
Uma pena que eu, professora primária, não tenha direito..."
Tânia Sampaio, 26/01/2009


  • Hoje, o governo pretende ampliar a inserção de notebooks em sala de aula, e anda a procura de uma forma de conseguir até mesmo fabricar os aparelhos para não ter o comércio lucrando com isso, mas apenas fazer prevalecer o objetivo educacional.
  • Claro que ainda há muito que se fazer para que haja unificação no ensino e na tecnologia com os professores e seus alunos. Os professores que desejam ser educadores precisam entender que suas formações não podem ser encerradas num pedaço de papel, mas deve ser continuada.
  • O educador é um ser em constante construção científica e precisa se habilitar a trabalhar com várias ferramentas, por isso sua formação não pode ser passiva e nem somente a base de títulos.
  • Foram instituídas leis que demonstram que mudanças são necessárias, justamente, por causa da nova geração, nos quais exigem adaptações governamentais e sociais.
  • Desta forma, é imprescindível que a valorização tecnológica esteja em comum acordo com a capacitação profissional na Educação e que a Inserção Social seja comum a Digital para que o crescimento científico seja mútuo e uniforme. 


http://blackboard.grupoa.com.br/projeto-mostra-rendimento-de-alunos-com-uso-da-tecnologia-em-sala-de-aula/

http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2013/02/04/1003071/uso-tecnologia-em-sala-aula-aumenta-rendimento-dos-alunos-aponta-estudo.html

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/discutindo.php?cod_per=94

http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/01/01/revolucao-na-sala-de-aula/

8 comentários:

  1. Penso excelente esse projeto em ampliar o ensino e a educação, utilizando notebook's em sala de aula. Esse, recurso possibilita pesquisas e estudos de forma instantânea, considerando a velocidade da informação e a comunicação entre os pares. Todavia, único ponto de observação que acredito que deve ser considerado é não se perder o foco da aula, fazendo do acesso a internet, como um meio - apenas - de recreação.

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  2. Esse tema tem sido muito discutido e acredito que isso acontece por ainda não se ter materiais e programas que venham complementar o que é ensinado em sala de aula. Não basta distribuir notebooks, é necessário junto com eles chegarem softwares, cursos para capacitação dos professores (entendendo e operacionalizando essa ferramenta)e para os anos iniciais, como essa introdução será feita para que não ocorram, como foi mencionado, distorções. O computador em sala de aula é um instrumento poderoso para a aprendizagem e poderá, até, ser recreacional.

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  3. Concordo com a colega Marília, afinal, antes de tudo deve-se ter um treinamento específico para o uso de notebooks em sala de aula, a fim de se ter um feedback positivo no tocante à aprendizagem e rendimento dos alunos.
    Pois que a Internet proporciona uma gama variadíssima de conteudo, e sendo, portanto, uma faca-de-dois-gumes, pode tanto bem ser usada positivamente, ou negativamente - isto é, de maneira a só usá-la para fins recreativos, causando distração e tirando o foco do principal.

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  4. Olá minha querida, vc abordou um dos assuntos mais discutidos na área educacional ultimamente. A presença do computador em sala não garante a aprendizagem. É necessário um planejamento que viabilize o diálogo entre tecnologia e currículo e profissionais com formação tecnológica suficiente para colocar em prática esse planejamento.

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    1. Jurema, sua reportagem, traz uma reflexão acerca do uso da informática na educação. O uso do notebook na sala de aula é muito divulgado, principalmente pela mídia, porém observo como os profissionais da educação e os alunos, não estão preparados para utilizarem os computadores nas aulas, limitando o uso dessa tecnologia apenas internet, não fazendo uma articulação necessária entre o computador e o currículo.

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  6. O uso do notebook em sala de aula é muito interessante mas exige muita disciplina para que seja utilizado uma forma saudável.

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  7. O uso da tecnologia em sala de aula, em geral, ajuda e facilita o desenvolvimento do processo educativo. Contudo, devemos ressaltar a importancia da disciplina necessária por parte dos alunos para a utilização de computadores em sala de aula; pois, a problemática do uso indiscriminado dessa ferramenta pode até mesmo prejudicar o rendimento do aluno em sala.

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