quarta-feira, 5 de junho de 2013




           A SUBSTITUIÇÃO DA LETRA CURSIVA PARA O USO DA BASTÃO,                     ESPECIALMENTE COM O USO DO COMPUTADOR


         Através da Pedagogia da Autonomia, entende-se que o sujeito adquire o poder de decidir, a forma de sua escrita, por crescer observando os desenhos da impressão (criada por Gutemberg). Por causa da evolução na escrita, o homem passou a ter vários modelos de letras para explorar, na elaboração de seus textos. Percebe-se desde então, que a cada dia vem se desenvolvendo a forma na escrita dentro da comunicabilidade entre o Homem e a Alfabetização. Ele tem se estabelecido criando sinais, símbolos e maneiras de se comunicar, para registrar sua existência desde os primórdios.
          Muitas vezes, o Homem se prende a um ângulo e deixa de explorar todas as ferramentas que existem para se alfabetizar uma criança, prejudicando o aprimoramento dos seus neurônios, cujo desenvolvimento está intrinsecamente ligado ao exercício, que vem sendo denominado de "exercício mental". Por causa disso, gera-se na clientela atual o sedentarismo cultural, transformando-os em analfabetos funcionais.
         Mas, o mundo não para, já dizia Cazuza em sua música, quando descrevia bem sobre o "tempo", em que relatava uma crítica à forma brasileira de se desenvolver culturalmente. E hoje é o que exatamente se vivencia. Como a formação da máquina social está possuída de várias engrenagens e todas se fazem necessárias, esbarra-se no ponto cruel do analfabetismo funcional cuja força se aplica ao impedimento da inclusão digital e social.
         Agora, é preciso mover o olhar para a letra bastão desfazendo os preconceitos que permeiam o tipo de letra na elaboração de uma escrita, conforme a orientação da educadora Francisca Paula Toledo Monteiro e direcionar as crianças numa alfabetização de acordo com a realidade de vida delas, cujo precursor deste intento foi o renomado Paulo Freire.
          E se incluir a forma ambiental no ensino que já descrevia Freinet, as crianças além de desenvolverem a alfabetização gradativamente, estarão aptas ao domínio de seu próprio ambiente, obtendo segurança em suas atitudes para a vida toda.






http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/05/29/alfabetizacao-letra-bastao-tende-substituir-letra-de-mao

Nenhum comentário:

Postar um comentário